Dicas

A importância do Aquecimento

Eu resolvi escrever sobre este tema, pois já vi muita gente se machucando ou até passando mal por falta de uma sessão de aquecimento. Alguns livros citam mais de dez tipos de aquecimentos distintos. O dicionário o resume como simplesmente “aumentar ou elevar a temperatura”. Então, o que eu poderia falar sobre isso? Bom, vou mencionar aqui somente o aquecimento geral e o específico e seus benefícios.

Vamos começar pelos benefícios. O principal é deixar o corpo na temperatura ideal para realizar o exercício. Assim, músculos, tendões e articulações ficam na temperatura certa após o aquecimento. Além disso, os músculos trabalham melhor com mais sangue. Exatamente por isso, eu separo no mínimo 5 minutos para o aquecimento no início de todas as minhas aulas.

Os aquecimentos gerais, como o próprio nome sugere, usam movimentos com o corpo inteiro, como corridas, polichinelos ou até mesmo caminhadas. Já os aquecimentos específicos são geralmente usados após os aquecimentos gerais e são bem parecidos com os movimentos desportivos que serão realizados durante a aula. Para ficar mais claro, seguem alguns exemplos: fazer 2 séries mais leves de musculação antes de colocar a carga que o seu professor prescreve nos seus exercícios de musculação, dar alguns saltos e ataques leves, imitando saques de voleibol, entre outros. A ideia é aumentar a temperatura corporal, melhorando o sistema nervoso central como um todo. Dessa forma, o corpo fica mais desperto para os exercícios ou treino que virão na sequência e há um aumento de aporte sanguíneo aos músculos, melhorando o alongamento e a resposta muscular.

Para aqueles que ainda fazem alongamentos antes de iniciar os treinos, saibam que isso é coisa do passado e já existem muitos artigos comprovando que o alongamento antes do treino pode até atrapalhar o rendimento dos treinos, visto que eles não promovem o aquecimento da temperatura corporal.

Então, pessoal, vamos reservar um tempinho para o aquecimento antes dos treinos e esportes que vamos praticar. Fica a dica!

Para mais dicas sobre aquecimento, assista nossas vídeo aulas em nosso canal do Youtube.

Jorge Kovács
Personal trainer
CREF 048227-G/SP

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